domingo, 3 de novembro de 2013

DICAS PARA INICIAR UMA DIETA


Esse post é algo do tipo "chover no molhado", mas quis fazer mesmo assim, porque estou na vibe de melhorar minha saúde, alimentação, e o corpitcho ; )

Manter uma dieta é algo tão difícil, imagina então começar a fazer a dieta! 

O mais comum é marcar uma data para o início (geralmente segunda-feira), e quando chega o dia marcado sempre encontramos uma “ótima” desculpa para simplesmente ir adiando (sou dessas), isso em grande parte acontece por medo da dieta ou de não ser capaz de a manter até o final.
  

 Imagem Google


É comum associarmos dieta com alimentação ruim, e isso é um ledo engano, pois a dieta para emagrecimento é um enorme exercício de reeducação alimentar e que deve ser seguida não só para perder peso, mas sim para melhorar a qualidade de vida.
simples fato de saber que sua dieta não será desagradável de ser feita já será de grande ajuda para criar coragem para de fato começar, e fará com que mantenha a dieta pelo tempo necessário.



O que você pode substituir tranquilamente: 
(é redundante, mas sempre é bom lembrar)
  • Açúcar por adoçante
  • Café por chás de frutas e ervas (chá verde é uma boa escolha)
  • Carnes gordurosas por carne de frango ou peixe (grelhados)
  • Doces e sorvetes por frutas frescas
  • Frituras por grelhados
  • Maionese por requeijão
  • Manteiga com sal por ricota, requeijão ou cream cheese
  • Pão francês por pão integral
  • Queijo amarelo por queijo branco
  • Presunto por peito ou blanquete de peru
  • Refrigerantes por suco de frutas natural 
Tome bastante água, ou se você não consegue, faça uma jarra grande de mate gelado e 'afogue-se'
No momento de desespero para tomar um refrigerante, substituo por água com gás...


Quando eu tenho vontade de tomar sorvete, eu faço um smoothie com frutas variadas, e às vezes até substituo por uma refeição. 


Receitas de smoothies AQUI

Tenha em mente que a ideia não é fazer cortes, mas sim substituições


Eu acredito que dieta radical, além de causar uma ansiedade enorme a espera de resultados imediatos, é prejudicial não só para a saúde física, mas sobretudo a emocional, e eu sempre me auto-saboto no dia seguinte ao término da tal dieta milagrosa...comigo não funciona!

Se você adotar alguma prática esportiva para seu dia a dia, ajudará a queimar mais calorias. 

Imagem Google


O mais importante é que, ao adotar uma alimentação mais saudável você perceberá que além de começar a perder peso também se sentirá melhor e com mais disposição no dia a dia (principalmente por eliminar o açúcar), o que irá refletir em um melhor desempenho no esporte que estiver praticando, além de melhorar absurdamente a pele, cabelos, unhas e sua auto-estima.

No primeiro semestre desse ano, eu emagreci muito e fiquei muito satisfeita com o resultado. Porém, devido ao stress emocional muito grande com a perda do meu pai, eu voltei a engordar, e estou sentindo a diferença de como o sobrepeso está afetando minha saúde (sem contar que me desfiz das roupas maiores e se não me atentar ficarei literalmente sem ter o que vestir rs)

Imagem Google

Não sou de radicalizar, mas eu gosto de impor desafios a mim mesma, e o primeiro deles é cortar refrigerante (é o desafio mais difícil para mim, pois eu substituía tranquilamente água por coca-cola, um absurdo, inaceitável, pois isso fez com que eu tivesse uma crise horrorosa de pedra nos rins).

Costumo usar o lema do AA: "Só Por Hoje". Assim fica mais fácil e menos tortuoso (mas obviamente existe o compromisso comigo mesma de melhorar cada dia mais)

...

Enfim é isso, estou retomando minha reeducação alimentar, porque acima de qualquer dica, receita, dieta, o motivo principal é minha saúde e meu amor-próprio.


E mesmo sendo subjetivo, minha melhor dica é que só há uma verdade absoluta: 
Saúde é nosso bem mais precioso!

Bóra entrar nessa vibe comigo?



: )

Beijos

10 comentários:

chica disse...

Boas e importantes dicas e isso é legal! beijos,chica

Josilene disse...

Então tô junto contigo, simbora! bjs

lua alessi disse...

Essa coisa de 'começar dieta na segunda' eu acho que já virou algo tão batido que o cérebro ouve isso e já da risada :)

Mas a gente está sempre tentando...insistindo, inclusive nos antigos erros como esse de planejar um dia futuro pra começar o regime ao invés de ter coragem de começar agora!!!
eu mesmo faço isso...porque tem sempre algo bem engodativo na geladeira ou no armário que eu 'acho' que tenho que comer antes de começar a fazer regime/dieta/reeducação alimentar.

E já fiz tantos e durante tantos anos que hoje eu sei que o que emagrece mesmo é reeducação alimentar. Sim, é mais demorada pra perder peso, mas é o que nos mantém magros por mais tempo. Para algumas pessoas por toda a vida...
Eu sempre relaxo e quando vejo...olha mais trinta quilos de volta.

E eu detesto tanto atividade física...

Agora sempre acho que a gente é muito burro porque sabe muito bem das trocas saudáveis, mas na hora de fazer o mercado, insiste no que é mais engordativo, e muitas vezes sem tantas vitaminas, só o fato de 'ah, eu gosto. Tô acostumada".

Se dar a oportunidade de pelo menos insistir umas duas semanas nos alimentos que a gente acha que não são tão gostosos, no que a gente não está acostumada a comer sempre parece algo tão difícil...mas são duas semanas que fariam a diferença no resto das vidas de muita gente porque, sim, com duas semanas muita coisa pode mudar, inclusive o paladar da gente.
Problema é que pouca gente tenta...e a maioria que tenta, faz isso por obrigação, ou seja, senta pra comer pensando que aquilo é ruim, que não gosta daquilo, que está morrendo de vontade de comer outra coisa, ou seja, nem dá uma chance de fato para o cérebro descobrir que aquilo ali também pode ser gostoso, que também pode ser bom.

Fato é que gordo, quando começa a emagrecer, faz muito pra que isso não dê certo. E as vezes sem percebe que está fazendo isso...

Gente, eu nunca ouvi falar em smoothie ... vou experimentar. Valeu a dica :)

Mell Santos disse...

Tô dentro kkkkkkkkkkkkkkk
Boa sorte pra nós.

Bjs linda.

Neli Rodrigues disse...

O importante é não desistir jamais, mesmo dando umas derrapadas, voltar para a R.A. logo em seguida.
Tb estou nesta luta, tenho meus sucessos, mas tb encaro alguns fracassos, mas sigo em frente, pensando principalmente na minha saúde.
Bjs

Zizi Santos disse...

vá em frente!
já que decidiu, desejo muito sucesso !
As dicas você já tem, e as tentações? elimine
(olha quem está falando, uma gordinha que nunca tenta nada e espera emagrecer como um milagre, rsrs)
Ana, tenha uma ótima semana
bj
Zizi

ROSE OLIVEIRA disse...

Rs tento tentando a 6 meses mas tá difícil! Um xeru

http://www.blogtopodendo.com.br/

Sandra Peres disse...

Feliz dia mundial do incio da dieta! Estou dentro! Já criei o blog, só me passar seu e mail que te adiciono. Vamos criar nossas técnicas, dividir as dicas e nos apoiar muito!

Beijos

Silvana Cristina Moretto (Sillas) disse...

Adorei as dicas!!e tamo junto...rs beijosss

Beatriz Paulistana disse...

Boa tarde amiga Ana!!!
Esse post é do ano passado, mas hoje vim dar uma lida e pensei...você tem toda a razão...estou nesta luta de ao menos manter meu peso, desde agosto do ano passado, confesso que consegui, agora perder...isso já é bem mais difícil...então fui liberada para a caminhada e estou fazendo todos os dias em que levo meus filhos para a escola. Deixo eles na escola na parte da manhã e antes de voltar para casa, já faço meus 50 minutos de caminhada. Até então não observei perca de peso. Já estou fazendo as substituições que você indicou, mas com calma vou indo, melhor manter do que pegar peso...e o médico pira o cabeção se pego peso...kkkkkkk foi o que me fez tomar essa decisão.
Agora mudando de assunto...
Volta a postar...quem sabe sobre os seus trabalhos lindos e fofos que anda fazendo na sua máquina mega fofa???
Pensa com carinho!!!
Tenha uma tarde feliz e abençoada!!!
Bjokas...da Bia!!!
<3 <3 <3 <3 <3 <3