segunda-feira, 7 de outubro de 2013

BOLINHO DE ABOBRINHA

Minha mamis ama fritura, mas como ela é diabética (e mesmo que não fosse), evito ao máximo fazer fritura, por uma questão de saúde para nós duas (tá confesso, e também para não sujar o fogão e a casa ficar com cheirinho.... prontofalei)

Mas de vez em quando dou uma colher de chá e fujo à regra, e ela adora.

Hoje fiz bolinho de abóbrinha, nada de especial. Aprendi com minha mãezinha, que aprendeu com a vovó Josepha, que agora mora no céu...

Especialmente para Celena do blog Artenaveia2, que me pediu a receita.

1 abobrinha italiana
1 ovo
sal
orégano
salsa picadinha
aji-no-moto (opcional)
farinha de trigo (o suficiente para dar consistência)

Ralo a abobrinha num ralo fino e espremo (bem pouco), para sair o excesso de líquido. 
Adiciono os demais ingredientes,  e por último a farinha de trigo para dar consistência. Misturo até ficar homogêneo.
Frito em óleo quente em fogo baixo, virando de lado quando estiver coradinho.

É nessa hora que mamis grita de lá da sala: 
(repara o nível de carência)
"Ai que cheiro maravilhoso de fritura!!!" 
(é tao raro fritura aqui, que ela adora o cheiro....Oh Lord!)

Voltando....
Escorro e coloco em papel absorvente.
Pronto, sem segredos..... eis o resultado:


DICA: Com essa mesma receita (com um pouco menos de farinha de trigo), acrescento uma colher de café de fermento em pó e faço panquecas de abobrinha e recheio com carne moída ou mussarela...

Faz e me chama?

Ótimo início de semana!!!

: ) 

Beijos

10 comentários:

ROSE OLIVEIRA disse...

Jesus RS, que delicia vou fazer sim!

http://www.blogtopodendo.com.br/

Unknown disse...

Hummm obrigada amiga por compartilhar seus conhecimentos culinários, vc é uma lindeza rsrsrsr
Vou fazer com certeza...bjsss

Josilene disse...

Hum ! Nunca fiz, mas agora vou experimentar essa delicia ! Bjs .

Mary Sant'anna disse...

Olá Amiga!!! Esta eu vou ter que fazer, abobrinha é o que nunca falta aqui em casa!!! Amei a dica, apesar de não gostar de fazer frituras , pelos mesmos motivos que os seus, pela saúde e pelo trabalho da limpeza...( rsrs)

Obs:(comecei a semana com restrição na alimentação, me descuidei uns meses e a balança se aproveitou da minha fraqueza e me deu uns kilos a mais do que eu gostaria...) Bjs ♥

chica disse...

Adorava comer esse bolinho e nunca mais fiz, por causa das frituras. Mas deu vontade agora!!! beijos,chica

Elza Carrara disse...

Ana, eu sempre faço bolinho de arroz e só, por isso quem sabe eu arrisco a sua receita. Pois é, aqui em casa a gente como fritura (o fogão fica o óh, rsrs) mas marido gosta, o que eu tento fazer é mais assados para oferecer pra mim e os meninos, dá mais trabalho mais assim temos variedades, rsrs
bjs

Lia e Vi disse...

Oi Ana, é a Vi, aqui é em casa a mesma coisa, evitamos frituras, mas tem hora que fazemos igual a sua mãe, quando sentimos o cheiro da fritura..kkkkk
Fiquei mais interessada na panqueca, bom saber que a massa é versátil.
Beijos,Vi

Dani Santos disse...

Oi amora! Tb evito muito as frituras mas ninguém é de ferro mesmo!!! Adorei essa receita e quero fazer. Já anotei. Quando eu fizer vou te chamar pra ver...beijos
Cantinho da Galega

Cantinho da Selminha disse...

Que deliciaaaa kkkkk,oh dureza viu, tudo que é bom engorda ou faz mal, mas de vez enquando podeeee :D, beijosss flor

Chris Ferreira disse...

Oi Ana, adorei essa receita de bolinho de abobrinha! Hum, fiquei com água na boca.
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe