terça-feira, 10 de julho de 2012

VOCÊ CONHECE O SÍMBOLO NAS ETIQUETAS DAS ROUPAS?

Os símbolos nas etiquetas sempre foram um mistério para mim. Eu usava o 'bom senso' na hora de decidir como lidar com cada peça de roupa: apenas separava por cor e jogava tudo na máquina (oi?)


Se você é marinheira de primeira viagem como eu nos serviços domésticos, fique atenta.

Antes de você se acostumar com os tecidos é válido dar uma olhada nos símbolos das etiquetas, principalmente aqueles das roupas mais delicadas. Às vezes, eles não ajudam muito. São difíceis de entender e enxergar. Nessa hora um manualzinho pode ser útil. Confira!

Lavar 

Antes de lavar tire todos os objetos dos bolsos, feche o zíper, desabotoe as peças e levante a gola. Não coloque sabão e amaciante diretamente nas roupas, o excesso do produto também deixa resíduos. Separe as roupas por cor e grau de sujeira.

Alvejar

Existem dois tipos de alvejantes, aqueles à base de cloro (hipoclorito) e os com peróxido de hidrogênio (água oxigenada).

Secar

Sempre que possível seque as roupas à sombra, para evitar desbotamento.

Passar 

Dica: Antes de passar as roupas veja se o ferro não contém algum resíduo ou sujeira. Também separe as roupas conforme as instruções das etiquetas, sempre começando a passar na temperatura mais baixa.



Encontrei esse quadrinho em um dos manuais da Electrolux.



Para facilitar, imprimi, plastifiquei e fixei em minha área de serviço, para não ter mais dúvidas.

Quer saber como lavar roupas sem prejudicar o meio ambiente? AQUI

Espero ter ajudado.
Beijos
J

14 comentários:

Socorro disse...

Ola querida vim agradecer a visita e dar uma ispiadinha no seu cantinho!
Bjão!!

Ana Luiza disse...

Oi chará, amei as dicas, também fiz um quadrinho desse, achei na net, lá no blog Um Lar, facilita bastante pra decifrar esses códigos, que parece que eles querem que sejam secretos, kkkkkkk, bjs e boa semana!

Sun Moretti disse...

Boaaaa...adoorooo, boio mais que as calcinhas nas máquinas de lavar roupa.Anaaa me ensina a colocar os comentários no meu blog desse jeitinho, assim igual ao seu?Do tipo que abre a caixa para Nóissssis falar tudo...paguei pelo plop..hahahaha...bjsssssss

Anônimo disse...

Acho mto importante ler a etiqueta das roupas para entender como lavar e passar e assim não estragá-las. Beijos

Clara Miranda disse...

Oi Ana,

Ótimas dicas!
Deixa eu te falar sobre as decotapes.
Eu costumo comprar nesse site aqui: www.cute-paper.com.br.
É tudo baratinho, com 20 pratas já dá pra fazer um estrago, rs.
Em breve vou postar todas as minhas fitas, a maioria comprei lá.
Uma vez achei uma loja aqui vendendo, todas por 1 real, aí não me aguentei e fiz uma festa!
Nesse link você pode ver as coisas que já fiz com as minhas e ver as estampas que tenho: http://www.claramm.com.br/search/label/deco-tapes

Bêjo

Monalise Nogueira disse...

Ajudou e muito, já imprimi e pinterestei!

Faniquito disse...

Oii, amiga !!!

Amei ...vou fazer tb pois sempre me atrapalho !!!

Beijinhos

Ana

Ana Cristina disse...

Oi, Ana!
Obrigada pela visita, tu és sempre muito gentil! Agora adorei este quadro, eu já acabei com uma polo do meu marido, coloquei na secadora e a danada encolheu, rsrs! Vou copiar!
Um grande abraço
Ana Cristina

Marilza Gusmão disse...

Oi, Ana!
Mas que menina prendada, hein? Nem sabia que tinha tanta coisa para eu aprender... Obrigada por compartilhar.
Beijo grande,
Mari.

Circe disse...

Ana essa dica é muito valiosa, pois muitas vezes estragamos nossas roupas pelo simples fato de não lermos as etiquetas.
Obrigadinho pelo carinho.
Bjs.

sheyla xavier disse...

Ana, querida
Adorei as dicas e saber mais sobre estas etiquetas, que sempre me deixavam doida!! Agora sei.

Beijos, Sheyla.

lua alessi disse...

Não tenho dúvidas que não é só remédio que tem que vir com bula. Algumas roupas também necessitam :)

Mell Santos disse...

Adorei, muitas vezes fico sem entender aqueles trocinhos que tem lákkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bjs e um ótimo fnds.

Silvana Cristina Moretto (Sillas) disse...

Amei essa blogagem! Esses desenhos das etiquetas eram um mistério pra mim...rs...eu ia mesmo pela intuição e pouca experiência...rs..rs..mas agora com esse manual tudo vai ficar mais fácil e prático, e claro: sem o risco de estragar os tecidos das nossas roupas cutes e queridas que tanto gostamos!! he he ..Obrigada!! Beijosssssssssss